terça-feira, 11 de junho de 2013

Quem será a próxima vítima?


  Sem medo de serem punidos pela Justiça, assassinos de animais continuam à solta e praticando suas maldades pelas ruas e bairros de Jundiaí. Um exemplo recente é o que ocorre na Agapeama, mais precisamente na Rua Guaporé, nas proximidades da Escola Benedita Arruda. Infelizmente as mortes se repetem e os números crescem: dois cachorros, seis gatos (todos domiciliados) e mais dois gatos (ainda sem localização de proprietários). Uma das vítimas do envenenamento foi o Migo, um gato extremamente dócil e vítima inocente de tanta maldade.


Saiba mais...



  Há algum tempo um gato do bairro conseguiu ser socorrido a tempo e o veterinário foi categórico ao afirmar a causa da intoxicação: envenenamento por chumbinho. Migo foi submetido à necropsia que também confirmou o envenenamento pelo produto cuja comercialização é proibida por lei.

  Geralmente quando estes casos acontecem, vizinhos e proprietários de animais sabem quem é o autor dos assassinatos. Covardes, agem na surdina, na calada da noite, mas não conseguem se esconder por muito tempo. São pessoas, na maioria das vezes, infelizes, deprimidas e com sérios problemas de relacionamento social e que deixam ‘escapar’ publicamente a insatisfação de terem que conviver com os animais.

  Pois bem, esse texto é direcionado para você, assassino de cães e gatos! Você que hoje está no conforto de sua casa lendo este jornal, ou acessando as informações pelo computador. Nós sabemos quem você é e estamos de olho. Flagrar sua ação criminosa é só uma questão de tempo, pois precisamos de provas concretas para levar adiante um processo judicial. Mas você não ficará impune e tão pouco o comerciante que lhe vendeu o veneno.

  De acordo com informações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o ‘chumbinho’ é feito de agrotóxicos de uso exclusivo da lavoura que são desviados do campo para as cidades e comercializados ilegalmente como raticida. Os motivos do banimento do produto do mercado nacional estão relacionados à alta incidência de intoxicações humanas e de envenenamento de animais, devido ao desvio de uso do referido agrotóxico. Os sintomas típicos de intoxicação são registrados em menos de uma hora após a ingestão e incluem náuseas, vômito, sudorese, salivação excessiva, visão borrada, contração da pupila, dor abdominal, diarréia, tremores e taquicardia.

  Chega a ser revoltante ver como as autoridades não se interessam em fiscalizar e coibir a comercialização ilegal do veneno chumbinho. Quando alguém tenta por meio do chumbinho envenenar animais, além de cometer crime ambiental, está colocando em risco a vida de seres humanos, pois uma criança ou até mesmo um adulto que pegue qualquer objeto que esteja num chão com restos do veneno, sem se dar conta, certamente, sofrerá consequências desastrosas, podendo inclusive morrer.

Se você tiver conhecimento de alguém, seja quem for, que comercializa e/ou se utiliza do chumbinho, denuncie! Só através da denúncia poderemos dar um fim às inúmeras mortes de animais inocentes. Lembrem-se: "Quem faz com bicho faz com gente" é só uma questão de tempo e oportunidade!

Vamos nos unir para salvar vidas!
Venha até a feira de adoção e se apaixone por um peludinho!

Para adotar um amigo leve: RG, CPF e comprovante de residência.

Recebemos doações na feiras de adoção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário