terça-feira, 11 de junho de 2013
Filhotes são sempre filhotes
Nós entendemos perfeitamente... De repente, ninguém sabe bem de onde vem e surge aquela vontade de ter um animalzinho de estimação e, de preferência, um filhotinho. Essa vontade cresce, cresce, até que você se decide e vai a busca do seu novo companheiro.
É assim que funciona para a maioria das pessoas e nós, do Amigos dos Bichos louvamos cada iniciativa, mas temos a obrigação de alertar quanto aos deveres de quem passa a abrigar em seu lar um cão ou um gato.
Continue lendo.
A primeira coisa a fazer é ter certeza de que esta é a decisão certa. Que a vontade de ter um animal em casa não é apenas fruto de um impulso, um modismo ou simplesmente um capricho. Antes de realizar o ‘sonho’ reflita se há espaço físico em sua casa para criá-lo e se também há espaço em sua vida para esse novo companheiro, pois ele necessitará de sua atenção, seu carinho e disponibilidade de tempo.
Verifique também se todos os integrantes da família concordam com a chegada do novo membro e deixe claras as tarefas a serem realizadas (limpeza, alimentação, passeios)... Este momento pode ser uma ótima oportunidade de envolver as crianças com a responsabilidade de ter um animal em casa e ensinar, de uma vez por todas, que cães e gatos não são como brinquedos que podem ser esquecidos em prateleiras! São vidas que necessitam de nossos cuidados!
Pense também no que se refere aos gastos. Um animal bem cuidado significa visitas periódicas ao veterinário, vacinas, castração, vermifugação, boa alimentação... Tudo tem que ser muito bem pensado.
Por último, mas não menos importante, pense bem antes de comprar um animal. Há tantas oportunidades de adoção! Há tantas vidas precisando de um único gesto para que possam ser resgatadas das ruas e de tanto sofrimento! Sem contar que há criadores que pensam apenas no seu lucro, promovendo crias sucessivas e dando pouco ou nenhum apoio às matrizes já envelhecidas! Algo realmente lamentável. Vendem-se cães e gatos como se fossem objetos!
Agora se você optou pela adoção de filhotes é preciso saber que eles são frágeis e precisam de muita dedicação e paciência. Normalmente em nossas feiras de adoção, todo mundo quer um filhote e, realmente, é difícil resistir a tanta fofura! Mas é necessário ter em mente de que este filhote fofinho de hoje, será o adulto de amanhã, ou seja, irá crescer e muitas vezes não podemos prever o quanto, principalmente no caso de filhos sem raça definida (SRD). Serão amigos que estarão conosco, no mínimo, pelos próximos 10 anos!
Para os filhotes tudo é novidade... Eles são brincalhões, ativos, querem correr e brincar o tempo todo, querem desvendar a nova casa, mordem tudo o que vêem pela frente (o que pode incluir sapatos, lingerie e até controles remotos!). Portanto, é preciso paciência com filhotes e dedicação para ensiná-los, por exemplo, onde podem e devem fazer suas necessidades, o que podem pegar ou não... Entendeu?
Agora se depois deste bate-papo você ainda continua firme no seu propósito de adotar um amigo, visite nossas feiras de adoção e conheça lindos cães e gatos que aguardam adoção! Adotando um animal carente, você ganha um amigo e amor incondicional para a vida toda!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário